A direcção do Clube Desportivo 1º de Agosto reagiu, em comunicado, às notícias divulgadas por alguns portais e órgãos de comunicação social sobre alegadas expulsões, por indisciplina, e extinção da equipa B face às dificuldades financeiras.
De acordo com a nota divulgada na site oficial da agremiação militar, o clube pretendeu esclarecer a verdade dos factos para o devido conhecimento dos seus sócios, adeptos e simpatizantes, bem como da opinião pública em geral.
“Por precaução, atendendo ao aumento dos casos de Covid-19, o plantel da nossa equipa B sénior masculina de basquetebol foi alojado numa residência, em regime de confinamento, a expensas totais do clube”, lê-se na nota.
No entanto, o 1º de Agosto confirma ter havido “casos graves” de indisciplinas , de acordo com o relatório da equipa técnica, situação que levou a direcção a tomar medidas administrativas.
Nesta conformidade o departamento de basquetebol decidiu transferir seis atletas para a Academia do clube, em regime de internato, de forma a potenciar o seu reconhecido talento e margem de progressão.
Foram igualmente integrados dois jogadores no plantel da equipa principal de basquetebol, às ordens de José Carlos Guimarães, outros quatro a treinar no Pavilhão Jean Jacques, sob orientação dos técnicos que trabalham na Cidade Desportiva.
O comunicado confirma apenas a dispensar, com efeitos imediatos e definitivos, de apenas um jogador, por “comprovada prática de actos extremamente graves que infringiram as normas disciplinares vigentes no clube”.
Importa realçar que a nota não faz qualquer referência dos atletas em causa, situação que pode dar azos para novas especulações. A direcção confirma apermanência da equipa satélite na 44ª edição do nacional da bola ao cesto e desmente o despedimento em massa dos atletas.