Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Duplo atentado no aeroporto de Cabul faz mais de 90 mortos

Horas depois dos alertas de ameaças terroristas em Cabul, duas explosões nas imediações do aeroporto – um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico – fizeram mais de 90 mortos e mais de 150 feridos. 13 soldados norte-americanos estão entre os mortos. O Presidente norte-americano prometeu “caçar e fazer pagar” os autores do duplo atentado.

Um responsável do Ministério da Saúde do governo afegão adiantou à CNN que o número total de mortos dos ataques de quinta-feira nas imediações do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, é já superior a 90 e os feridos são mais de 150. A AP fala em pelo menos 95 mortos. No entanto, a Reuters indica 85, incluindo 28 talibãs. O anterior balanço dava conta de pelo menos 60 mortos e 140 feridos. É de prever que o número de vítimas venha a aumentar.

O número de elementos das forças armadas dos Estados Unidos que morreram nos ataques  subiu para 13, havendo a registar pelo menos 18 feridos, segundo as autoridades norte-americanas.

Um décimo terceiro soldado dos EUA morreu de ferimentos sofridos no ataque nas imediações do aeroporto, anunciou o porta-voz do Comando Central dos Estados Unidos, o major Bill Urban, citado pela agência France Presse. “O número de feridos é agora 18“, acrescentou, o que representa uma atualização face aos 12 óbitos e 15 feridos anteriormente registados.

MAIS: Talibãs pedem apenas retiradas de estrangeiros e não de quadros afegãos

O Presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu “caçar e fazer pagar” os autores do duplo atentado bombista e do ataque armado junto ao aeroporto da capital do Afeganistão, atribuído ao grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Não esqueceremos, não perdoaremos e vamos caçar-vos e fazer-vos pagar, disse Joe Biden, depois de um momento emocionado em que relembrou a morte do filho, ele próprio um antigo combatente militar.

Num discurso transmitido ao final da tarde de quinta-feira em Washington, Biden afirmou que os ataques desta tarde eram esperados, mas disse que isso não vai alterar a estratégia definida para a saída dos EUA do Afeganistão e acrescentou que é provável que estejam a ser preparados mais ataques terroristas

Os dois ataques da tarde foram reivindicados pelo ramo afegão do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), que no Afeganistão é considerado inimigo dos talibãs (que já condenaram o atentado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *