Uma campanha de rastreio da saúde visual, promovida pela Clínica Global Diagnóstico, permitiu identificar, ontem, em Luanda, casos de glaucoma, catarata e outras patologias oculares, numa iniciativa que prevê atender entre 250 e 350 pacientes durante dois dias.
A acção conta com a participação do mestre em Optometria e Visão e especialista em neurovisão, optometria pediátrica e terapia visual, Ngueve Sousa, que exerce há 15 anos em Madrid, Espanha, e está em Angola pela terceira vez, a convite da Clínica Global Diagnóstico.
A especialista em Neurovisão explicou que uma das principais preocupações da campanha é a detecção precoce do glaucoma, doença que pode evoluir sem sintomas e provocar danos irreversíveis no nervo óptico.
“O glaucoma não dá sintomas. Quando o paciente chega à consulta, muitas vezes, tudo o que se perdeu já não conseguimos reverter”, alertou.
Como exemplo da importância do rastreio, Ngueve Sousa referiu o caso de uma paciente atendida ontem, que apresentava uma pressão intraocular de 30 milímetros de mercúrio, acima dos 21 considerados normais.
Apesar da alteração, a paciente não apresentava sintomas e procurou a campanha depois de ter sido incentivada pela filha. Segundo a especialista, a existência de familiares com problemas de visão deve igualmente ser considerada um factor de alerta, sobretudo quando existem antecedentes de cegueira.
Durante o primeiro dia da campanha foram também identificados vários casos de catarata. Dos dez primeiros pacientes avaliados pelo especialista, três apresentavam uma redução acentuada da visão, conseguindo distinguir apenas a luz ou o movimento das mãos.
Os casos com suspeita de patologias são encaminhados para avaliação oftalmológica, enquanto os pacientes que necessitam de correcção visual recebem a respectiva receita para a obtenção de óculos.
Componente social
A campanha inclui, igualmente, uma componente social, com a distribuição gratuita de armações e óculos de leitura.
Ngueve Sousa revelou que, foram disponibilizadas mais de 300 armações, através de uma doação do Colégio de Médicos de Madrid, além de mais de 800 pares de óculos oferecidos pela Ordem dos Optometristas da Região Centro e Sul de Espanha.