Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Abertas as candidaturas do “Prémio Mulher de Mérito”

O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) procedeu quinta-feira, em Luanda, à abertura oficial das candidaturas para a segunda edição do concurso nacional do “Prémio Mulher de Mérito” (PMM), uma iniciativa que visa homenagear mulheres destacadas em diferentes áreas este ano.

A cerimónia de apresentação decorreu no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM) e de acordo com a presidente do corpo de júri, Eduarda Borges, o acto de premiação está previsto para Março de 2024.

O MASFAMU, adiantou, disponibilizou o site www.pmm.ao para as candidaturas online, além de uma ficha física, para permitir a participação de potenciais candidatas, em especial as que residem nas zonas de difícil acesso do país.

O PMM, explicou, foi instituído pelo Decreto Presidencial 35/22, com o objectivo de reconhecer os feitos da mulher angolana, em particular as que actuam nos vários segmentos da sociedade civil, influenciando positivamente a vida de outras pessoas.

O corpo de júri, constituído por nove membros, vai analisar, entre outros pontos, a qualidade de cada exposição, divididas nas categorias de “Ciência e Tecnologia”, “Inovação”, “Saúde”, “Empreendedorismo”, “Pecuária”, “Agricultura”, “Cultura e Artes”, “Turismo”, “Comunicação Social” e “Cidadania”.

Eduarda Borges referiu que o prémio é de carácter nacional e não discrimina a localização de qualquer mulher com requisitos e potencial para se candidatar ao prémio.

Além de galardões, menções honrosas, a outorga de certificados de mérito e equipamentos de fomento à produção e empoderamento da mulher, as 11 primeiras classificadas vão receber, também, o valor de 1.500.000 kwanzas.

O júri, ressaltou, em conformidade com os princípios de isenção, justiça e transparência, tem a responsabilidade de trabalhar para atribuir, por mérito, os prémios.

Inicialmente, as categorias “Desporto” e “Educação” ficam de fora, mas a directora nacional para Equidade e Igualdade de Género do MASFAMU, Conceição Nhanga, esclareceu que o ministério pretende actualizar o regulamento e incluir mais categorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *