Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Acidentes de viação em Luanda deixam quatro mortos e sete feridos

Os 16 acidentes de viação registados no final de semana, em Luanda, causaran quatro mortes, ferimentos a 28 cidadãos e danos materiais avaliados em 12 milhões de kwanzas. Os dados foram tornados públicos, segunda-feira, pelo porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, que acrescentou que os acidentes foram causados, fundamentalmente, por excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução.

Segundo Nestot Goubel, durante o período em análise, foram detidos 28 automobilistas, com idades compreendidas entre 27 e 48 anos, por condução em estado de embriaguez e desobediência aos agentes da ordem pública, que, nas próximas horas, serão presentes a Tribunal para julgamento sumário.

Durante o final de semana, explicou, foram montadas cinco barreiras de contenção de velocidade e acalmia do tráfego com a utilização de radares e outros meios técnicos, nas avenidas Fidel de Castro Ruz, Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, 21 de Janeiro e na Estrada Nacional n° 100, sentido Cabo Ledo.

Nestor Goubel deu a conhecer que, no âmbito da regularização e fiscalização do trânsito automóvel, foram apreendidas 26 viaturas, 28 motorizadas e aplicadas 426 multas, por diversas infracções ao Código de Estrada, com realce para 28 por uso de película colorida no parabrisa, 68 por paragem em locais proibidos e 67 por não uso do cinto de segurança.

Detenções e apreensões

Efectivos da Polícia Nacional deteviram, no final de semana, 134 indivíduos sob suspeita de envolvimento em vários crimes, como assaltos, furtos e roubos em residências e na via pública, com recurso a armas de fogo e objectos contundentes.

O porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional disse que, durante o período em análise, foram apreendidas oito armas de fogo (seis do tipo metralhadora AKM e duas pistolas), bem como 1.300 dólares falsos.

Nestor Goubel fez saber que foram realizadas 11 micro-operações em todos os municípios da província de Luanda, que permitiram esclarecer 45 crimes, entre os quais quatro de homicídio qualificado, 28 de roubo e sete de furto em residências e na via pública. O Serviço de Emergência Policial (Terminal 113) registou 395 solicitações de intervenção, nos municípios de Cacuaco, Cazenga e Luanda, que mereceram a pronta intervenção das Forças da Ordem.

O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional apela aos cidadãos no sentido de denunciarem os que utilizam armas de fogo ou brancas para o cometimento de crimes, bem como a evitarem prestar auxílio a cidadãos estrangeiros em situação migratória ilegal, sob pena de responsabilização criminal.


Casos de afogamento

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou, durante o final de semana, nove mortes, sendo quatro causadas por presumível afogamento, três por suicídio por enforcamento, uma por acidente de viação e outra por descarga atmosférica.

O porta-voz da instituição, superintendente Félix Domingos, disse que, durante o período em referência, foram registados 19 casos de extinção de incêndios, oito de resgate de cadáveres, cinco de aberturas de portas, sendo quatro de residências e uma de restaurante, bem como quatro neutralizações de invasão de abelhas e uma de derrame de combustível.

Efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, acrescentou, participaram em 97 evacuações de cidadãos para diferentes hospitais, destacando-se 25 em Luanda, 12 no Cunene, nove no Moxico e dez na província de Cabinda.

Segundo Félix Domingos, os outros casos de evacuação de cidadãos para hospitais registarm-se nas províncias do Huambo (oito), Cuanza-Sul (oito), Cuando Cubango (seis), Bié (cinco), Bengo (três), Huíla (dois), Malanje (dois), Zaire (dois), Uíge (dois), Benguela (um), Lunda-Sul (um) e Lunda-Norte (um).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *