A situação do lixo em Luanda continua a preocupar os cidadãos, num período em que aumentam os casos de malária.
A equipa da Rádio Nova esteve no Distrito Urbano da Cidade Universitária, onde em conversa com os moradores locais apontaram a falta de contentores e a irregularidade na recolha de lixo como uma preocupação.
“a situação está cada vez mais pior, sem esquecer que a nível de produção de lixo dos moradores só cresce a cada dia. Pelo a quantidade enorme de lixo que temos cá no bairro de certeza que afectará a nossa saúde…” falou aos nossos jornalistas Carlos Gamboa, morador do bairro.
Segundo ainda os moradores locais “a empresa que ganhou o concurso de recolha do lixo não tem materiais suficientes para fazer a recolha do lixo no distrito” argumentaram os mesmos, e pedem mais contentores no bairro.
A administradora do Distrito, Rosa Coelho, falou a Rádio Nova, e onde destacou o que a sua Administração tem feito sobre esse problema apresentado pelos moradores, bem como destacou a insuficiência da Envirobac, a empresa que ganhou o concurso da gestão dos resíduos sólidos no Distrito, tem problemas logísticos e isso só agrava mais o problema do lixo no Distrito.
“nós temos estado a fazer um trabalho, enquanto Administração, junto da sociedade civil, sobre essa situação dos resíduos sólidos do bairro, como por exemplos campanhas de limpezas junto das nossas comunidades, com o objectivo de mitigar o foco de lixo.Sobre a empresa que ganhou o concurso, a Envirobac, é que é uma empresa com um vasto currículo nessa aérea, mas infelizmente tem um problema sério de gestão dos materiais, e estamos a ver isso também…”
Contactada pela nossa redação, a Envirobac não aceitou ceder a entrevista.
A Envirobac Gestão de Resíduos, é empresa que venceu no concurso para limpar Luanda, e é a responsável pelo Distrito Urbano da Cidade Universitária, Município de Talatona.