Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Angola apresenta hoje Relatório Nacional Voluntário

Angola apresenta hoje, 13 de Julho,  o primeiro Relatório Nacional Voluntário (RNV) sobre a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no Fórum Político de Alto Nível do Conselho Económico e Social (ECOSOC).

Carolina Cerqueira, Ministra de Estado para Área Social, em nome do Governo da República de Angola, fará a apresentação do Relatório Nacional Voluntário (RNV), reiterando o compromisso internacional do país para com a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), alinhados à Agenda 2063 da União Africana, Estratégia de Longo Prazo para Angola no Horizonte 2025, assim como, a sua conformidade com o Plano de Desenvolvimento Nacional.

Com a adopção da Agenda 2030, em setembro 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas através da Resolução que integra os 17 ODS, que envolve áreas diversificadas, mas interligadas, nas três dimensões de sustentabilidade – social, económica e ambiental, enfatiza a orientação de “não deixar ninguém para trás” e a erradicação da pobreza.

Com a apresentação do  Relatório Nacional Voluntário, a Angola enquadrou-se na nova parceria global, baseada no espírito da solidariedade, cooperação e responsabilidade mútua, colocando as pessoas no centro do desenvolvimento, num Plano de Acção para as Pessoas, para o Planeta e para a Prosperidade, e que visa fortalecer a Paz universal e as Parcerias ao nível global.

O Relatório Nacional Voluntário foi elaborado num contexto extremamente atípico. Numa fase crucial do processo de desenvolvimento, em que país foi assolado por uma crise económica e social, quer pela queda abrupta do preço do preço do petróleo que contribui em cerca de 90% para as receitas totais das exportações nacionais, e agravado pela Pandemia do SARS COV 2 (COVID-19), forçando a tomada de medidas excepcionais para mitigar os efeitos negativos para as nossas populações, famílias e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *