Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Angola completa dois anos das primeiras infecções

Angola completou, esta terça-feira (21), dois anos desde que foram confirmados os dois primeiros casos de infecção por Covid-19. O anúncio dos dois primeiros casos de Covid-19 foi feito, no dia 21 de Março de 2020, pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM).

Os infectados eram cidadãos nacionais do sexo masculino, com idades compre- endidas entre os 36 e 38 anos, que acabavam de regressar a Luanda, provenientes de Portugal, nos dias 17 e 18 de Março daquele ano

A partir de 21 de Março de 2020, Angola estava, oficialmente, entre os países que conviviam com o vírus Sar-Cov-2, numa altura em que o mundo já contava com mais de 20 mil óbitos e 400 mil infectadas, desde que foi detectado, em Dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, China.

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, manifestou, ontem, em Luanda, sentimento de pesar pelas famílias que perderam os seus ente-queridos devido à Covid-19, desde que foram confirmados os dois primeiros casos.

Franco Mufinda, que fazia o balanço da pandemia nas últimas 24 horas, agradeceu a todas as pessoas envolvidas, directa e indirectamente, na luta contra a pandemia. “Quero expressar os nossos sentimentos de gratidão”, exprimiu.

Ao longo dos 24 meses, frisou o secretário de Estado, muitas foram as lições aprendidas, umas como oportunidades e outras como ameaças que tiveram impacto nos vários domínios da vida nacional, bem como das famílias.

Enquadramento de técnicos de saúde

O secretário de Estado para a Saúde Pública considerou que os dois anos de pandemia foram desafiantes para o país, pois, durante este tempo, foi possível a construção de novos hospitais, laboratórios e o enquadramento de 25 mil profissionais de saúde.

Franco Mufinda referiu-se aos dois anos de pandemia, quando falava da situação epidemiológica nas últimas 24 horas, durante as quais foram registados 12 casos novos e a recuperação de 35 pessoas. Pelo 21º dia consecutivo, o país não notificou óbito por Covid-19.

As novas infecções foram registadas em Luanda (11) e Cabinda (1). Os infectados têm idades entre 6 meses e 56 anos, sendo 11 do sexo masculino e um feminino. Relativamente às recuperações, 30 foram registadas em Luanda, quatro no Zaire e uma em Cabinda.

O Laboratório de Biologia Molecular processou, nas últimas 24 horas, 7.308 amostras, das quais 12 foram positivas. Desde o início da pandemia, em Março de 2020, foram processadas 1.489.841 amostras, das quais 99.027 tiveram resultado positivo.

Com estes dados, o país contabiliza 99.027 casos confirmados, dos quais 1.900 resultaram em óbitos, 97.013 recuperados e 114 activos. Dos activos, dois são moderados, igual número com sintomas leves e 110 assintomáticos.

Nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados quatro doentes. Em quarentena institucional estão quatro cidadãos e 110 em isolamento domiciliar.

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou, ontem, 29 chamadas, todas relacionadas a pedidos de informação sobre a Covid-19. A equipa de saúde mental e intervenção psico-social prestou, nas últimas 24 horas, por telefone, apoio psicológico a 27 cidadãos.

Relativamente à vacinação, Franco Mufinda disse que, desde o início do processo, em Março do ano passado, foram imunizadas 17.398.131 de pessoas. Deste número, 5.954.438 com doses completas e o restante com apenas uma dose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *