Angola vai continuar a apostar no relançamento da parceria estratégica com a Espanha, país com o qual mantêm excelentes relações de cooperação, declarou esta segunda-feira, em Madrid, o ministro do Comércio e Indústria, Victor Fernandes.
O governante falava à imprensa, no quadro da visita de Estado que o Presidente da República, João Lourenço, efectua esta semana ao Reino de Espanha, a convite do Presidente do governo Espanhol, Pedro Sanches.
Segundo Victor Fernandes, Angola pretende, desde logo, diversificar e aumentar a relação comercial e de investimento com o Reino de Espanha.
“A Espanha é uma economia de grande dimensão e as empresas espanholas têm grande capacidade e o mercado angolano oferece, nesta fase, a garantia de estabilidade de atracção de investimentos“, assinalou o ministro.
MAIS: Banca nacional concedeu 266,50 mil milhões para 80 projectos desde o inicio do ano
Na óptica do ministro, não haverá nessa altura, no continente africano, muitos países com um destino privilegiado para a captação de investimentos como Angola.
“Portanto, o que viemos efectivamente aqui fazer, é dar a conhecer aos investidores espanhóis as condições que Angola oferece para que esse investimento se faça no mais curto tempo possível“, expressou.
Notou que esse investimento deve passar, essencialmente, no agro-negócio, na indústria e no comércio, porque Angola tem uma relação, já algum tempo, com os empresários espanhóis ligados ao sector da distribuição e produção de alimentos.
Lembrou que o investimento espanhol em Angola não começou agora, notando que, o que se quer fazer agora, é que ele se diversifique mais e aumente, “porque a balança comercial está desequilibrada e, curiosamente, pende para o lado de Angola, o que significa que nós estamos a exportar mais para a Espanha do que aquilo que está a vir desse país europeu“.
O ministro Victor Fernandes disse ser necessário que a outra parte da economia angolana, a não petrolífera, aumente a sua cifra do ponto de vista de relacionamento com a Espanha