Num jogo entre países lusófonos, Angola e Cabo Verde defrontam-se às 20 horas de hoje, no pavilhão Arena de Kigali (Rwanda), na primeira jornada do grupo A do Campeonato Africano sénior masculino de basquetebol “Afrobasket`2021”.
Antes, para o mesmo grupo, medem forças Rwanda e República Democrática do Congo (RDC).
De informar que a Selecção Nacional soma 11 troféus africanos, enquanto a melhor participação do oponente aconteceu em 2007 quando conquistou a medalha de bronze.
Os números obtidos no estágio realizado em Portugal não são, de todo, animadores, mas ao menos apontam alguma evolução.
MAIS: Selecção Sénior Masculina de Basquetebol em Portugal, para um torneio internacional
Naquele país luso, o combinado nacional efectuou seis jogos amistosos, somou três vitórias e igual número de derrotas, marcou 493 pontos e sofreu 478.
Angola volta a evoluir na quinta-feira diante da RDC e fecha a fase regular no sábado com o anfitrião Rwanda.
O Afrobasket’2021 vai ser disputado por 16 selecções, sendo que o desafio de estreia vai colocar frente-a-frente a selecção da Tunísia e da Guiné-Conacri para o grupo B.
De acordo com o regulamento da prova continental, a decorrer até 5 de Setembro, passam aos quartos-de-final os primeiros lugares dos quatro grupos mais os vencedores dos confrontos entre os segundos e os terceiros.
Constituição da selecção, liderada pelo espanhol Pep Clarós: Hermenegildo Santos, Childe Dundão, Edson Ndoniema, Carlos Morais, Leonel Paulo, Aboubakar Gakou, Gerson Gonçalves “Lukeny”, Glofate Buiamba, Eduardo Mingas, Teotónio Dó, Jone Pedro e Jilson Bango.