Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Angola é um dos países africanos que vai receber vacinas contra a Covid-19 do Reino Unido

Angola vai ser será um dos 11 países que vai receber uma parte das 80 milhões de vacinas que o Reino Unido está a disponibilizar aos países africanos através do mecanismo Covax, informação divulgada hoje(13/8) pelas autoridades britânicas.

Três milhões de doses de vacinas doadas pelo Reino Unido estão a chegar a 11 países africanos, incluindo Etiópia, Quénia e Uganda, para ajudar a combater a Covid-19; este é o primeiro lote de 80 milhões de vacinas que estão a ser doadas através do Covax, porque sabemos que ninguém está a salvo até todos estarem a salvo“, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânicos, Dominic Raab.

O Reino Unido comprometeu-se a partilhar 80 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 através do Covax, fazendo parte de um esforço maior de partilha de 100 milhões de doses com o resto do mundo”, acrescenta-se no comunicado hoje divulgado.

MAIS: Doze mil doses da vacina Johnson & Johnson administradas em Cabinda

Para além da doação das vacinas, o Reino Unido suporta também os custos das seringas, caixas de segurança e transporte aéreo, conclui-se no comunicado, que salienta que “as doações através do Covax ajudam a aumentar a cobertura das vacinas, garantem que nenhuma dose é desperdiçada e ajudam a terminar com a fase aguda da pandemia”.

 

Situação Epedimiológica do país nas últimas 24 horas

As autoridades sanitárias identificaram 176 novos infectados por COVID-19 em vários pontos do país, nas últimas 24 horas.
Desta vez, a província da Huíla aparece na primeira posição com 62 casos, Luanda com 58, Zaire 14, Lunda Sul 13, Huambo sete, Benguela quatro, número idêntico no Namibe e Moxico, três no Cuando Cubango e no Cuanza Sul, dois na Lunda Norte, um no Bié e Cuanza Norte, respectivamente.
Os novos infectados, na faixa etária entre um a 93 anos, são 124 do sexo masculino e 52 do feminino, segundo o boletim epidemiológico da Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP) divulgado esta quinta-feira, 12 de Agosto.
Neste período, sete pessoas morreram de COVID-19, sendo duas na província do Cunene, igual número na Lunda Sul, e uma nas províncias do Bié, Luanda e Zaire, respectivamente.
As vítimas, com idades entre 44 e 80 anos, são quatro do sexo masculino e três do feminino.
Nas últimas 24 horas, foram registados também 215 pacientes recuperados, com idades entre um e 69 anos. Na província da Lunda Norte estão 69 recuperados, 49 no Huambo, 41 no Moxico, 32 no Cunene, oito na Huíla, cinco no Zaire, quatro no Namibe e Lunda Sul, dois em Luanda e um no Cuando Cubango.
Actualmente, Angola apresenta um quadro epidemiológico com um total de 44.174 casos positivos, dos quais 1.070 óbitos, 41.024 recuperações e 2.080 activos. Entre estes activos, há 12 em estado crítico, 28 graves, 79 com sinais moderados, 27 leves e 1.934 assintomáticos.
s autoridades sanitárias controlam 231 pessoas em quarentena institucional, 146 internados nas unidades de tratamento da COVID-19 e 694 contactos directos de casos positivos.
Nos laboratórios de testagem da COVID-19, foram processadas 2.439 amostras por RT-PCR, elevando o valor acumulativo para 846.978 amostras processadas.
Nos pontos de entrada e saída da província de Luanda, 387 viajantes foram testados nas últimas 24 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *