O novo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, apontou esta terça-feira (9), na Cidade da Praia, Angola entre os países que devem continuar a ser prioritários nas relações externas do arquipélago.
Discursando pela primeira vez como Chefe de Estado cabo-verdiano, no acto de investidura assistido pelo Presidente angolano e em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, João Lourenço, citou igualmente a Mauritânia, Marrocos e África do Sul.
O também antigo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, que se dirigiu em crioulo e português, defendeu que África deve continuar a ser a prioridade nas relações externas do seu país.
José Maria Neves foi empossado quinto Presidente de Cabo Verde perante a Assembleia Nacional. A cerimónia contou com chefes de Estado de Angola (João Lourenço), Guiné-Bissau (Umaro Sissoco), Ghana (Nana Akufo-Addo), Portugal (Marcelo Rebelo de Sousa) e Senegal (Macky Sall).
“Juro por minha honra desempenhar fielmente o cargo de Presidente da República de Cabo Verde em que fico investido, defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição, observar as leis e garantir a integridade do território e a independência nacional”, disse, ao ler a declaração de juramento prevista na Constituição para a tomada de posse.