Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Ano lectivo 2021/22 ganhará mais de cinco mil novas salas de aulas

A ministra da Educação, Luísa Grilo, anunciou, esta segunda-feira, em Menongue, capital do Cuando Cubango, a entrada em funcionamento, no presente ano lectivo, de cinco mil novas salas de aula.

O sector espera receber, pela primeira vez em todo o país, 175 mil alunos da iniciação até ao II ciclo.

Luísa Grilo, que falava à imprensa no final de uma visita a uma infra-estruturas escolar em Menongue, avançou que as novas escolas foram construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Conforme a ministra, o sistema de ensino será assegurado por mais de 200 mil docentes, em todo o país, em em mais de 14 mil escolas.

Fruto da construção de novas escolas, no âmbito do PIIM, a ministra revelou que está em  processo a admissão de novos professores, com o lançamento, para breve, do concurso público.

MAIS: Ministério da Educação vai contratar mais de sete mil professores para o Ensino Geral

De acordo com a responsável, que não quantificou, o Executivo está preocupado com o número de crianças e adolescentes fora do sistema de ensino, razão pela qual está engajado no aumento do número de salas de aula.

Anunciou, na ocasião, a montagem, em todas as escolas do ensino secundário, de laboratórios, embora seja um processo.

Todas as infra-estruturas do ensino secundário que estão a ser construídas e reabilitadas no país, assegurou a ministra, terão laboratórios nas  especialidade para física, química, agricultura, ambiente e tecnologia.

A ministra manifestou a sua satisfação pelas actuais condições existentes nas escolas visitadas, uma das quais a do magistério primário, em Menongue, que anteriormente atravessava muitas dificuldades, cenário mudado depois de reabilitada e ampliada, com mais salas de aula, entre outras áreas.

Para o arranque do ano lectivo, directores nacionais estão a trabalhar, há dias, pelo país para aferição de todas as condições técnicas, de biossegurança, materiais e de recursos humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.