Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Autores da Huíla querem maior estudo de obras literárias nas escolas

As obras literárias de autores huilanos devem ser objecto de estudo nas escolas dos diferentes níveis de ensino da província da Huíla defendeu, no Lubango, o secretário-geral da Associação de Autores da Huíla (ASA-Huíla).

Valdemar Ribeiro disse que o estudo das obras de autores locais, disponíveis gratuitamente em formato digital no portal online, pode promover os escritores e artistas huilanos, assim como estimular o gosto pela literatura no seio das crianças e jovens.

O líder associativo sublinhou que os 45 autores locais filiados na ASA-Huíla publicaram obras de qualidade e capazes de inspirar os outros jovens.

Não faz sentido as escolas comprarem e seleccionarem obras de autores estrangeiros, quando temos autores com obras de qualidade disponibilizadas de forma gratuita”, argumentou Valdemar Ribeiro,  destacando a possibilidade do contacto directo entre os autores e os alunos.

Há a vantagem de os autores irem às escolas para interagirem com os alunos e estes formularem perguntas directamente. Deste modo, é possível conhecer o pensamento huilano e estimular o gosto pela leitura e pela literatura”, afirmou.

MAIS: Movimento Literário Lev”Arte organiza Festival de Poesia e Letras

A responsabilidade para o alcance deste objectivo, referiu Valdemar Ribeiro, é repartida entre o sector da Educação, as escolas e os autores filiados na ASA-Huíla, associação criada há pouco mais de um ano, para promover obras de artistas locais e não só.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.