As obras literárias de autores huilanos devem ser objecto de estudo nas escolas dos diferentes níveis de ensino da província da Huíla defendeu, no Lubango, o secretário-geral da Associação de Autores da Huíla (ASA-Huíla).
Valdemar Ribeiro disse que o estudo das obras de autores locais, disponíveis gratuitamente em formato digital no portal online, pode promover os escritores e artistas huilanos, assim como estimular o gosto pela literatura no seio das crianças e jovens.
O líder associativo sublinhou que os 45 autores locais filiados na ASA-Huíla publicaram obras de qualidade e capazes de inspirar os outros jovens.
“Não faz sentido as escolas comprarem e seleccionarem obras de autores estrangeiros, quando temos autores com obras de qualidade disponibilizadas de forma gratuita”, argumentou Valdemar Ribeiro, destacando a possibilidade do contacto directo entre os autores e os alunos.
“Há a vantagem de os autores irem às escolas para interagirem com os alunos e estes formularem perguntas directamente. Deste modo, é possível conhecer o pensamento huilano e estimular o gosto pela leitura e pela literatura”, afirmou.
MAIS: Movimento Literário Lev”Arte organiza Festival de Poesia e Letras
A responsabilidade para o alcance deste objectivo, referiu Valdemar Ribeiro, é repartida entre o sector da Educação, as escolas e os autores filiados na ASA-Huíla, associação criada há pouco mais de um ano, para promover obras de artistas locais e não só.