O Banco de Poupança e Crédito (BPC) retomou ontem, (26/7), o funcionamento parcial de algumas das suas agências, após a interrupção total na semana passada devido a um ataque cibernético ao seu sistema informático.
As agências que voltaram a funcionar estão distribuídas entre as províncias de Luanda, Bengo, Cuanza Sul, Bié, Benguela, Zaire, Cabinda, Malanje, Cunene e Namibe.
Segundo o comunicado da própria instituição bancária, a mesma tem planos de restabelecer, gradualmente e seguro, o funcionamento integral das agencias, ao longo desta semana.
Devido ao inconveniente que o ataque cibernético causou na empresa, foi informado também que todas as agencias do BPC se manterão abertas até as 16 horas para o atendimento dos clientes, nos próximos dias.
MAIS: Banco de Poupança e Crédito sofre ataque cibernético
A plataforma tecnológica de suporte às actividades do BPC sofreu um ataque cibernético, no dia 15 deste mês, com origem e causas ainda desconhecidas.
Tão logo o ataque foi detectado, seguiu-se os protocolos de segurança previstos, para proteger a integridade dos activos financeiros dos seus clientes, e deu-se início a uma rigorosa investigação sobre a ocorrência.
Em consequência deste acto, alguns servidores foram afectados, colocando, temporariamente, limitados alguns dos serviços prestados nas agências da rede comercial do BPC, com maior capital social publicado.
A instituição apela aos clientes a compreensão, garantindo-lhes o seu comprometimento de continuar o processo de melhorias.