O Banco Nacional de Angola (BNA) registou, de Janeiro de 2019 a Setembro deste ano, um total de 162 reclamações de clientes sobre fraudes, de acordo com a subdirectora do Departamento de Conduta Financeira.
Zélia António apresentou os dados, nesta segunda-feira (4), na videoconferência da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), de abertura a Semana Mundial do Investidor, a realizar-se de 4 a 9 e que contará com sete webinar e vários temas relacionados a promoção da educação financeira.
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Segundo os números do BNA, só neste ano de 2021, faltando três meses para o seu termo, já foram registados 71 operações reclamadas. 2020 teve 52 e 2019 com 39 completam a estatística de fraudes em registo.
De acordo com Zélia António, entre os meios mais usados para tentativas de fraudes, 53 foram através de cartões de débito (multicaixas), 27 por depósitos a ordem e 19 nos ATM (terminais de multicaixas) e TPA (Terminais de Pagamentos Automáticos).