Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Brasil confirma visita de Estado do Presidente Lula da Silva a Luanda

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, vai estar em Luanda, nos dias 25 e 26 deste mês, para uma visita de Estado, confirmou, ontem, o Ministério das Relações Exterior daquele país da América do Sul.

Durante a visita, segundo a fonte citada pela RNA, os dois países vão assinar vários acordos de cooperação nas áreas do Turismo Sustentável e da Defesa, sobretudo, voltados para a formação e capacitação de tropas angolanas, para integrarem as forças de intervenção rápida da ONU.

Angola e Brasil vão, também, assinar acordos nos sectores dos Transportes Marítimos e Terrestres, além de outros instrumentos para a implementação do protocolo de cooperação na área da Agricultura Irrigada.

A visita de Lula da Silva já estava confirmada desde Maio último, mas ainda não eram conhecidas as datas e duração. Durante um encontro com a imprensa estrangeira, no Palácio do Planalto em Brasília, na semana passada, o Presidente brasileiro admitiu que já deveria ter viajado para Angola, mas que os assuntos internos o impediram, pelo que, agora, vai passar por Luanda, depois de participar na Cimeira dos BRICS, agendada para Joanesburgo (África do Sul), de 22 a 24 deste mês.

Depois de Angola, Lula da Silva segue para São Tomé e Príncipe, palco da 44ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), prevista para 28 de Agosto, na capital são-tomense.

“A relação do Brasil com Angola sempre foi muito boa. É importante saber que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a Independência de Angola. Estou a realizar agora uma viagem para três países africanos. Quero ir a Angola, à África do Sul e a Moçambique, numa demonstração de que o Brasil vai reatar a forte relação com o continente africano”, afirmou o Presidente brasileiro na última semana.

Lula da Silva lembrou que o Brasil deve muito da sua cultura à África, considerando “uma dívida que não pode ser paga com dinheiro”, mas que “tem de ser paga com troca de Ciência e Tecnologia”, pois “em ajuda o Brasil pode dar, no ponto de vista de conhecimento em várias áreas”.

O estadista brasileiro reafirmou o engajamento, por ser “uma obrigação histórica, uma obrigação humanitária do Brasil, em manter uma belíssima relação com o continente africano”.

Durante um encontro realizado com a imprensa estrangeira, Lula da Silva prometeu apoiar os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e outros, em áreas como a Educação, Agricultura e Tecnologia.

Com Angola, o Brasil pretende cooperar no Programa para o Desenvolvimento da Agricultura no Vale do Cunene. Um projecto de cooperação integral, que envolve transferência de conhecimento e políticas públicas, mas também a atracção de investimentos para uma revolução verde.

“Programa de Cooperação no Desenvolvimento da Agricultura no Vale do Cunene deseja não apenas os investimentos na produção, mas também a inclusão da agricultura familiar naquela região. É um programa âncora na relação do Brasil com Angola, que está a ser respondido pelo Presidente Lula, que tem no tema da agricultura, da segurança alimentar, as pautas do seu Governo. Portanto, são pautas comuns aos dois Governos”, realçou o embaixador do Brasil em Angola, Rafael Vidal, citado, ontem, pela RNA.

O diplomata acrescentou que o Governo de Lula da Silva pretende, também, retomar as linhas de financiamento brasileiras para a cooperação Sul-Sul.

“O Governo do Presidente Lula retomou a expectativa de recontar com as linhas de financiamento brasileiras, que são a cooperação Sul-Sul, pelas iniciativas de financiamentos de parceiros do Brasil mais importantes, em obras de transformação económica e social”, frisou Rafael Vidal, antes de concluir que “tem a expectativa de que as linhas de financiamento possam voltar a ser adoptadas e, em especial, ao que diz respeito ao Vale do Cunene”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *