Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Campeãs africanas em título chegam invictas à meia-final

Com um desempenho irrepreensível na competição, quatro vitórias em igual número de jogos, a Selecção Nacional júnior feminina de andebol terminou com “chave de ouro” a primeira fase do 30º Campeonato Africano da categoria que decorre em Monastir, Tunísia.

A equipa angolana venceu ontem a congénere da Guiné, 31-22, após o ter feito já, diante do Quénia, RDC e Côte d´Ivoire.

Em disputa estava a liderança do Grupo A, para a qual as duas selecções tinham hipóteses, apesar do favoritismo do conjunto angolano que chegou ao jogo com o melhor coeficiente na diferença de golos marcados e sofridos.

Depois de uma primeira parte muito equilibrada, em que Angola saiu a vencer por escassos 12-10, sabia-se que as “coisas” se definiriam na segunda metade do desafio.

Neste período de jogo, Angola entrou melhor e à medida que o tempo passava a superioridade das comandadas de José Chuma era cada vez mais suportada por uma evidente melhor condição física.

Aos dez minutos de jogo, o parcial de vantagem angolana era de 9-3, ou seja, 21-15.

A equipa nacional co-mandava sem a pressão inicial. José Chuma e pupilas sabiam que a vitória bastava para terminar na primeira posição e evitar o mais forte do outro grupo, que sairia do confronto entre as selecções da Tunísia (anfitriã) e do Egipto.

Com sabedoria o conjunto angolano passou a gerir a vantagem, sem descurar a necessidade de a consolidar. As equipas abordavam nos mesmos moldes, ataque planeado intercalado com o contra-ataque, mas era Angola, com jogadoras tecnicamente mais evoluídas, quem tirava melhor proveito das jogadas.

O resultado premiou a competência do conjunto angolano, que assim fica mais perto da revalidação do título continental.

A Selecção Nacional venceu os três primeiros jogos com goleadas. Os combinados do Quénia (54-9), da República Democrática do Congo (42-9) e da Côte d´Ivoire (43-19) foram as “vítimas” das campeãs africanas em título.

Ainda ontem, para o mesmo grupo, a Côte d´Ivoire e RDC jogaram entre si, cujo resultado era desconhecido até ao fecho da presente edição.

A Selecção do Quénia fechou a fase de grupos sem qualquer ponto, no último lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *