Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Conferência internacional de Diamantes vai absorver 300 milhões

A realização da Angola Internacional Diamond Conference, pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, de 25 a 27 do presente mês, em Saurimo, Lunda-Sul, absorve cerca de 300 milhões de kwanzas, revelou, quarta-feira (03), em Luanda, o presidente do Conselho de Administração da Endiama.

Ganga Júnior falava na conferência de imprensa de apresentação da conferência, na qual participou o secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Victor Correia, que as despesas serão comparticipadas pela Endiama e a sua participada, estatal de comercialização Sodiam.

O secretário de Estado, Jânio Correia Victor,  informou que a escolha da província da Lunda-Sul visa juntar a “nata” da indústria diamantífera mundial em torno dos  investimentos feitos naquela região, sobretudo no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero Saurimo, de modo a melhorar a percepção do ambiente de negócios e ocorrências de diamantes na região.

MAIS: Angola já produziu 7 dos 9,1 milhões de quilates de diamantes programados

Outro grande objectivo, de acordo com Jânio Correia Victor, é o intercâmbio e obtenção de tecnologia para elevar a rentabilidade dos recursos diamantíferos por intermédio da lapidação, além da divulgação dos resultados do Plano Nacional Geológico.

A conferência tem como lema “Angola, o destino para o investimento sustentável da indústria diamantífera”, prevendo-se a participação do ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.

O presidente do Conselho de Administração da Sodiam, Eugénio Bravo da Rosa, anunciou, na conferência de im-prensa, um plano institucional de elevar de três para 20 por cento a comercialização de diamantes lapidados em An-gola, uma operação  amparada por fábricas operacionais em Luanda e na Lunda-Sul, bem como por um processo de formação de quadros projectado para triplicar a força de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *