Um dos principais conselheiros do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira na região de Kiev, avança o The New York Times. Foram disparados vários tiros contra o carro onde seguia Serhiy Shefir, que escapou ileso ao ataque.
No entanto, o seu motorista ficou ferido neste ataque e teve de ser hospitalizado, revelou num comunicado Irina Venediktova, a procuradora-geral ucraniana.
“Pessoas não identificadas, de acordo com dados preliminares, dispararam cerca de 10 tiros de armas de calibre automático“, referiu Venediktova.
O comunicado surge acompanhado de uma fotografia que mostra o carro onde estava Shefir e que está pejado de balas no lado do motorista.
As autoridades ucranianas já abriram uma investigação por suspeita de tentativa de homicídio.
Serhiy Shefir é um conselheiro de longa data de Volodymyr Zelensky e é considerado o seu confidente mais próximo. Atualmente, o presidente ucraniano encontra-se em Nova Iorque na Assembleia Geral das Nações Unidas.
MAIS: Tentativa de golpe de estado fracassa no Sudão
Outro conselheiro de Zelensky, Mykhailo Podolyak, disse que esta tentativa de assassinato pode estar relacionada com a luta do presidente contra os oligarcas e contra a corrupção no país.
“Esta agressão aberta, deliberada e extremamente violenta com armas automáticas não pode ser considerada de outra forma que não uma tentativa de homicídio de um elemento chave da equipa (…) Enfatizamos que a política do presidente com o objetivo de transformar o estado vai manter-se inalterada“, frisou Podolyak em declarações à Reuters, tendo prometido medidas mais duras contra os oligarcas.
Esta semana, o parlamento ucraniano vai debater uma lei presidencial que pretende reduzir a influência dos oligarcas no país.