Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Crise dos grandes bancos podem afectar a economia e a vida dos angolanos

O colapso de dois importantes bancos agitaram esta semana o mercado internacional, com especialistas a receiarem uma crise em cadeia à nível mundial.

A possibilidade de uma crise bancária mundial foi despoletada pelo colapso do Sillicon Valley Bank e do Bank Credit Suice.

Para o economista Lundoji da Silva, a crise de grandes bancos pode afectar a economia e a vida de todos nós.

Lundoji da Silva aconselha aconselha calma aos investidores e sugere uma acção enérgica das autoridades angolanas.

Com uma liquidação voluntária e duas resoluções pela autoridade norte-americana de garantia de depósitos, o mercado reagiou com pânico à perspectiva de um contágio desta crise a outras geografias.

Na Europa as quedas de acções do sector bancário foram pronunciadas no início da semana, com algum alívio à medida que os mercados iam reavaliando a capacidade real de uma crise na Europa. Já na quarta-feira, o alívio deu lugar a um clima de maior cepticismo e nervosismo com os problemas no Credit Suisse.

Falando ao espaço Nova Manhã desta Rádio, Lundoji da Silva, fez ainda uma avaliação do desempenho da banca em Angola

Inflação e abalos na economia mundial são consequências que poderão advir da crise bancária que o mundo assiste nesta altura.

Especialistas internacionais atribuem a actual crise, que já arrastou dois bancos dos Estados Unidos, à falta de regulação do sistema bancário naquele país. Além disso, também é resultado do aumento da taxa de juros, que subiu o custo do dinheiro.

Dizem haver ainda o risco de “contaminação em cadeia” no sistema bancário internacional, e para a própria economia mundial. Para evitar esse cenário, ele disse que os Bancos Centrais devem atuar, de maneira “imediata” para garantir a liquidez do sistema financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *