Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

DIA MUNDIAL DO PLANETA TERRA, AMBIENTALISTAS ANGOLANOS FALAM DOS DESAFIOS E COMPROMISSOS DE ANGOLA

O mundo assinala esta quinta feira (22.04.2021) o dia do planeta Terra. Uma lembrança as lutas para a conservação do ambiente no combate as más práticas, que podem comprometer o golobo terrestre.

O antigo secretário de Estado do Ambiente, Engenheiro ambiental e florestal, Joaquim Manuel, disse que neste momento há um compromisso global, como a contenção de emissões de C02.

Um assunto que as grandes potências como os Estados Unidos da América, a Rússia e a China têm estado a debater até a exaustão, principalmente agora com o regresso da américa ao Acordo de París por via de Joe Biden

Sobre Angola, Joaquim Manuel, disse a RÁDIO NOVA, que não sendo um grande poluente, sofre, ainda assim com o que se produz no planeta. Para ele neste momento, o país não está mal em termos ambientais, mas, deve haver um esforço para maior educação ambiental dos cidadãos.

Neste momento, tem havido um aumento de cortes de árvaores, qo que considera que os ambientalistas devem abrir o debate, sobre o melhor aproveitamento a ter das florestas.

Por seu lado, Cidália Gomes, directora da ADRA, Acção de Desnviolvimento Rural e Ambiental no Huambo, afirma que a organização a que pertence, está a trabalhar com as comunidades para educação de prácticas que não ameacem o ambiente.

Num trabalho que é desenvolvido há vários anos, nas localidades onde são desenviolvidas as acções, tem havido uma grande compreensão e aprendizado, mas há necessidade de maior envolvimento e melhoramento das políticas públicas.

Por isso à medida que a crise climática se torna cada vez mais séria, cada Dia da Terra que surge assume um significado extra. Criado em 1970 nos Estados Unidos, o evento anual reúne milhões de pessoas de todo o mundo em prol do meio ambiente, destacando as ações urgentes que precisamos tomar para salvar nosso planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.