Duas embarcações de pesca industrial, com 12 cidadãos estrangeiros de nacionalidades chinesa e indonésia, foram apreendidas na quarta-feira, por suspeitas de pesca ilegal, em direcção a foz do rio Kwanza, anunciaram as autoridades angolanas.
Os navios foram apreendidos, durante as operações regulares de patrulhamento náutico, levado a cabo pelos efectivos da Polícia Fiscal Aduaneira, em coordenação com o grupo operativo Multissetorial para Vigilância e Fiscalização Náutica.
A operação foi realizada no espaço marítimo, sob jurisdição nacional, onde foi possível flagrar, a bordo dos mesmos, 12 cidadãos de nacionalidades chinesa e Indonésia detidos e por suspeitas de imigração ilegal, bem como três cidadãos, por auxilio à imigração ilegal.
De acordo com a Polícia Nacional os cidadãos estrangeiros possuíam documentos sem vistos de trabalho, não estando habilitados ao exercício da actividade profissional de pesca no território nacional.
As embarcações apreendidas encontram-se sob tutela do grupo operativo multissetorial, a fim de se aferir a existência de outras infracções, além da registada, e os cidadãos nacionais e estrangeiros foram encaminhados ao Ministério Público, para os trâmites judiciais, refere a nota da Polícia nacional.