Eduardo Mingas foi destacado pelo site da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) entre os 40 melhores ressaltadores da história do Mundial da FIBA.
O antigo capitão da Selecção Nacional surge como 36.º colocado e mereceu uma descrição onde se pode ler que é “um dos grande jogadores de todos os tempos do basquetebol africano pela sua longevidade com cinco participações no Campeonato do Mundo e o seu talento”.
O “Rei Leão” como era apelidado pelos companheiros de balneário foi decisivo no embate contra a Nova Zelândia, no Japão, no Mundial FIBA de 2006, tendo anotado um duplo duplo com 27 pontos e 12 ressaltos, que permitiu Angola garantir o apuramento para os oitavos-de-final, onde foi eliminada pela França, por 62-68, refere a mesma fonte.
A matéria explica, igualmente, que o poste terminou a prova com uma média de 7.0 ressaltos na competição, e que oito anos depois continuou a impactar as quadras, como na derrota diante da Lituânia, em que totalizou 14 pontos e nove ressaltos, ou na vitória frente à Austrália, em que finalizou com 16 pontos e nove ressaltos, no Campeonato do Mundo de 2014.
Nota: A lista que contém 50 dos melhores ressaltadores da história da prova tem uma particularidade, os números contabilizados nas estatísticas dos arquivos da FIBA, só começam a contar a partir de 1994.