Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Empresários Turcos chegam ao país para investirem, em resposta ao pedido do Presidente da República

Chega hoje ao país uma delegação de empresários turcos ligados aos grupos Summa e BGN, onde  vem manter contacto directo com os ministérios da Economia e Planeamento (MEP), Transportes (MINTRANS) e com a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).

A chegada dos empresários turcos é encarada como resposta aos mapelos do Chefe de Estado angolano, que durante a sua permanência na Turquia propôs “uma cooperação estratégica” entre os países, tendo solicitado mais investimento privado turco em Angola, que ajude na diversificação da economia.

Angola pretende fortalecer as suas relações económicas, financeiras e empresariais com a Turquia e estabelecer as bases de uma cooperação estratégica entre os dois países”, afirmou o Chefe de Estado Angolano no Fórum Empresarial Angola-Turquia, que decorreu durante a visita de Estado.

Segundo a AIPEX, o regresso da comitiva está previsto para quarta-feira, não sem antes passarem pela Zona Económica Especial Luanda-Bengo (ZEE ), onde vão constatar o funcionamento de várias fábricas, incluindo os negócios do seu país em território nacional.

Em relação às empresas, a Summa é uma construtora global com interesses e operações diversificadas. O grupo tem no seu historial 17 nomeações anuais consecutivas como sendo das 250 maiores construtoras internacionais.

MAIS: Turquia concede uma linha de financiamento para Angola

No continente africano, por exemplo, a empresa turca está presente em países como Senegal, Serra Leoa, Guine Equatorial, Libya, Benin, República do Congo, Níger e Rwanda.

Por outro lado, a BGN actua na indústria do petróleo e  gás, onde busca a consolidação permanente da sua estratégia de reforço da posição de líder, ao mesmo tempo em que ajuda a atender a procura global de energia. A política operacional do grupo BGN, conforme advogam, visa criar retornos competitivos para os clientes e produtores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *