Já é possível viajar praticamente sem restrições para os EUA a partir de quase todos os países da Europa (incluindo Portugal), México e Canadá.
Para quem viaja a partir da Europa, será necessário fazer a apresentação de um teste negativo à Covid-19 e ainda uma prova de como a vacinação está completa. Para países como o Canadá e o México, é apenas necessário comprovar a vacinação completa com o certificado.
A abertura das fronteiras ocorre depois de os EUA terem atingido a meta de 70% da população adulta totalmente vacinada, e com a administração de doses de reforço para maiores de 65 anos em curso. Além disto também as crianças entre os cinco e os 11 anos vão começar esta semana a ser vacinadas.
MAIS: Reino Unido autoriza comprimido da Merck, 1.º indicado para tratar Covid
O fim da proibição, não traz apenas a possibilidade de aumentar o tráfego aéreo entre todo o mundo e os EUA, mas também possibilita a reabertura dos mercados turísticos. Até agora, as viagens estavam restritas a viagens essenciais sob condições muito específicas, que não permitiam os níveis de turismo que os americanos estavam habituados.
As restrições de viagens que existiam até agora, e que impediam quase todas as deslocações não essenciais para os EUA, estavam em vigor desde março de 2020. Foram ainda aplicadas pelo ex-presidente Donald Trump. e mantidas pelo atual Presidente, Joe Biden, que chegou à Casa Branca em janeiro deste ano.
É ainda referido que é “obrigatório o uso de máscara em todos os edifícios federais americanos, assim como em todos os aeroportos, estações de comboio, portos, e estações de metro”.
As pessoas que recuperaram de SARS-CoV-2 nos últimos 90 dias, não são obrigados a fazer teste para viajar para os EUA.