Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Expectativas de estabilidade dos preços são declaradas pelo Banco Nacional de Angola

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, assegurou ontem, em Cabinda, que não se esperam decisões do Comité de Política Monetária que afectem os preços dos produtos essenciais na ponta final do ano em curso.

José de Lima Massano, falando aos jornalistas à margem de um encontro com representantes da classe empresarial de Cabinda, admitiu que, nos últimos dias, o comportamento dos preços dos bens alimentares tende para a estabilidade e que os preços de alguns dos produtos essenciais estão a descer.

Segundo o governador, também não se espera que o pagamento dos salários e do 13º mês, na ponta final do ano, gere tensões inflacionistas, pressionando os preços em alta, com as expectativas do banco central a apontarem para uma maior disponibilidade de recursos financeiros e maior procura de bens.

Esperamos que os produtores, comerciantes e outros agentes económicos estejam preparados para corresponderem ao aumento de procura dos produtos disponíveis na economia e possam rentabilizar as suas actividades produtivas e comerciais, sem pressão sobre os preços”, disse.

O governador reafirmou expectativas de que uma nova fase de estabilidade dos preços ocorra a partir do próximo ano, depois de ter sido interrompida em 2020, quando a taxa de inflação subiu para níveis mais altos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.