A IV edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola registou, nos quatro dias de realização, negócios estimados em 992 milhões de kwanzas e um volume de mais de 500 toneladas de produtos diversos em exposição.
Segundo a organização, cerca de 41.200 pessoas visitaram a Feira dos Municípios e Cidades de Angola, sendo que, até ao terceiro dia, se registou um número de 28 mil visitas.
Na conferência de imprensa,o ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, disse que a Feira dos Municípios e Cidades de Angola superou as expectativas e para tal foram importantes a participação activa de parceiros como o Governo Provincial da Huíla e a Eventos Arena. Dionísio Manuel da Fonseca disse que a escolha do Lubango foi acertada e que a rede hoteleira da sede provincial da Huíla ajudou e foi muito bem complementada por similares e restaurantes de toda a cidade e municípios próximos.
Receitas dos municípios
Na sessão de perguntas e respostas, o ministro da Administração do Território esclareceu que, até ao momento, nenhum município do país possui receitas suficientes para torná-lo já autónomo de dotações do Governo Central, embora tenha afirmado que existirem, sem as nomear, circunscrições com potencial para tal.
Dionísio Manuel da Fonseca disse que as receitas dos municípios, em 2022, foram de 18,5 mil milhões de kwanzas. O ministro também referiu que o Governo desembolsa 50 mil milhões de kwanzas por ano para o programa de desenvolvimento dos municípios, o que revela o quão longe ainda estão para se tornarem auto-sustentáveis, um desafio lançado e para o qual estão todos obrigados a trabalhar para concretizar os objectivos previstos.
Relativamente à organização, o presidente do Conselho de Administração da Eventos Arena, Bruno Albernaz, admitiu não ser fácil a logística e técnica para certames desta natureza, mas que tudo se fez para o melhor da festa.
Bruno Albernaz disse que mais de 500 expositores, entre ministérios, governos provinciais, administrações municipais, empresas públicas e privadas e participações independentes, marcaram esta IV edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola, que o Lubango, capital da Huíla, albergou de 10 a 13 deste mês de Agosto.
Malanje arrebata Grande Prémio
O Grande Prémio FMCA/2023 foi atribuído à província de Malanje, ontem, na gala realizada na sala Enigma, do Complexo Turístico Nossa Senhora do Monte, no Lubango, província da Huíla.
O prémio distingue a província que melhor se organizou e representou os costumes locais.
Na recepção da distinção, o vice-governador de Malanje, Domingos Eduardo, agradeceu aos administradores e integrantes da comitiva e pediu um minuto de silêncio em memória do empresário Monteiro Kapunga, falecido, sábado, por ser um honrado e de boa memória filho de Malanje.
Na gala, a organização e o MAT distinguiram as melhores participações da Feira dos Municípios e Cidades de Angola.
O Ministério da Energia e Águas venceu na categoria de melhor participação dos ministérios; como melhor participação dos governos provinciais foi escolhido o Namibe; melhor participação de município rural, o vencedor foi Chitembo (Bié); na categoria de melhor participação de município urbano, a escolha foi para Cacuaco (Luanda); como melhor participação na agro-indústria, o município eleito foi a Humpata (Huíla); como melhor participação de município agrícola, o prémio foi entregue a Cassongue (Cuanza-Sul); a categoria de melhor participação de municípios resilientes foi atribuída à Marimba (Malanje), Dirico (Cuando Cubango), Luchazes (Moxico) e Curoca (Namibe); como melhor participação de município na área de cultura, o prémio foi para Dirico (Cuando Cubango); a categoria de melhor participação de instituição pública foi atribuída ao Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Lubango (Huíla); a melhor participação de indústria nacional foi para Mubanje (município do Cuvango, na Huíla); como melhor prestador de serviço aos municípios foi escolhida a Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE).
O Governo da Huíla foi distinguido com uma menção honrosa atribuída pelo MAT e a Eventos Arena pela organização bem conseguida do certame. O governador Nuno Mahapi Dala agradeceu o reconhecimento e dedicou o prémio a todos os huilanos.
A V edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola vai ser realizada em 2025 e coincide com os 50 anos de celebração da Independência de Angola.
O X Fórum dos Municípios e Cidades de Angola decorrerá no próximo ano e ontem foi aberto o processo de candidaturas para as províncias interessadas em acolher o evento.