O Governo Provincial de Luanda anunciou, domingo, o mapeamento de 100 novas rotas de táxi, com o objectivo de optimizar e regularizar os trajectos.
“Concluímos e apresentamos o documento que mapeia 100 novas rotas de táxi em Luanda”, disse o director do Gabinete Provincial de Transporte, Tráfego e Mobilidade, Sérgio Sachicuata.
De acordo com o técnico, “este trabalho foi realizado em conjunto com os associados para assegurar que todos os aspectos operacionais e logísticos sejam claramente comunicados e compreendidos”.
Sérgio Sachicuata explicou que algumas rotas têm menos de 10 km, enquanto outras variam entre 12 e 17 km, de acordo com o ponto de convergência com outras rotas. Sobre algumas rotas, o director destacou Kikolo-São Paulo, que agora inclui a Cuca como ponto intermediário, redefinindo os limites e pontos de término.
Outra rota relevante, explicou, é a via expressa, que se estende por 56 km, subdividida em três segmentos para melhor atendimento aos passageiros, Benfica-11 de Novembro, 11 de Novembro- Ponte do 25, e Ponte do 25-sede da Vila de Cacuaco.
Além disso, Sérgio Sachicuata mencionou a actuação do Serviço de Investigação Criminal (SIC) Provincial, que recentemente conduziu acções de fiscalização no município de Cacuaco, ao reprimir taxistas que especulavam preços ao encurtarem rotas. “É importante a fiscalização para prevenir abusos e garantir a conformidade com as novas directrizes”.
O governo provincial comprometeu-se a continuar a trabalhar de forma colaborativa e transparente.
“Estamos abertos a ajustes nas rotas conforme necessário e faremos questão de comunicar essas mudanças para manter o cidadão bem informado”, garantiu.