O novo míssil balístico intercontinental russo Sarmat entrará ao serviço este ano, anunciou ontem o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, que prometeu dar ao exército os meios de que necessitar para a guerra contra a Ucrânia.
Putin disse num vídeo por ocasião do Dia do Defensor da Pátria, citado pela agência francesa AFP que estão a prestar particular atenção, como sempre, ao reforço da tríade nuclear. Este ano, os primeiros lançadores do sistema de mísseis Sarmat serão postos em serviço.
A mensagem foi distribuída pelo Kremlin (presidência) na véspera do primeiro aniversário da guerra da Rússia contra a Ucrânia, país que invadiu em 24 de Fevereiro de 2022.
Os mísseis intercontinentais super-pesados do tipo Sarmat, apelidados de Satanás II pelos militares ocidentais, são capazes de transportar múltiplas ogivas nucleares, segundo a agência espanhola EFE.
O especialista em relações internacionais, João André diz que este conflito só não termina devido os interesses externos dos que guerreiam.
O especialista diz que não falta muito para se despoletar uma guerra fria.