Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Importancia Do Trabalho em Equipa

Como uma vez afirmou a escritora Virginia Burden, “A cooperação é a convicção plena de que ninguém pode chegar à meta se não chegarem todos”. Isto é, o trabalho em equipa difere claramente do trabalho individualista ou competitivo. Numa situação de trabalho individualista ou competitivo, cada profissional foca-se apenas ou na conclusão da sua tarefa para obter os resultados esperados, ou em competir com outros colegas para alcançar esses mesmos resultados. Isto implica que o alcançar dos objetivos por parte de um profissional é independente do alcançar dos objetivos por parte do seu colega de trabalho, ou mesmo que um melhor desempenho de um profissional leva, necessariamente, a que o desempenho do outro profissional seja menor. 

Já numa situação de trabalho em equipa, os profissionais têm de trabalhar em conjunto, pois os objetivos serão alcançados se, e somente se, cada membro da equipa os atingir. A equipa precisa dos conhecimentos e do esforço de todos os membros. Os benefícios serão não só para toda a equipa, mas também para cada um dos seus membros. Neste sentido, e de forma a aprofundarmos o conceito de trabalho em equipa numa perspetiva de sucesso profissional, estruturámos o presente artigo nas seguintes secções: 1) características do trabalho em equipa; 2) importância do trabalho em equipa; e 3) competências do trabalho em equipa.

Características do trabalho em equipa

Muitos profissionais ao chegar ao mercado de trabalho não sabem como trabalhar em equipa, é um facto. Ajudá-los a cooperar e, consequentemente, a trabalhar em equipa, requer que os mesmos tenham em atenção cinco elementos essenciais, os quais permitem distinguir o trabalho de grupo tradicional do trabalho em equipa, cooperativo. São eles: 

  • A interdependência positiva, que se estabelece quando os profissionais desenvolvem a convicção de que são um por todos e todos por um, e têm por objetivo aprender e esforçar-se para que todos os elementos do grupo aprendam de igual forma;

  • A responsabilidade individual e de grupo, em que cada elemento da equipa deve ser responsável por cumprir com a sua parte para a tarefa proposta, não havendo espaço para que ninguém se aproveite do trabalho de ninguém;

  • A interação estimuladora, obrigando a que os profissionais estejam frente a frente de modo a que se incentivem para maximizar as atividades cognitivas e as dinâmicas interpessoais, tais como explicações verbais sobre como se resolvem os problemas;

  • O domínio de competências sociais, estimulando os profissionais a possuir as competências necessárias para a cooperação, uma vez que são estas que permitem trabalhar em equipa de forma eficaz. Se os profissionais não possuírem competências sociais básicas como, por exemplo, falar cada um na sua vez, escutar atentamente e respeitar as opiniões dos outros, o trabalho em equipa poderá não resultar. A falta destas competências é provavelmente o principal fator que contribui para o insucesso das equipas;

  • O processo de grupo ou a avaliação do grupo, que ocorre quando os seus elementos analisam em que medida os objetivos da equipa estão a ser alcançados, se a conduta de cada membro está a ser ou não positiva, e quais as ações que a equipa deve ou não manter nas tarefas futuras, de modo a melhorarem a sua eficácia.

Importância do trabalho em equipa

São inúmeros os benefícios do trabalho em equipa para profissionais, empresas e organizações. Estes benefícios podem ser sumariados em três grandes categorias: económicos, sociais, e psicológicos. Destacam-se, entre outros, como benefícios do trabalho em equipa:

  • Eficiência

Fruto da revolução industrial, a divisão do trabalho originou a necessidade do trabalho em equipa. O mesmo permitiu dividir tarefas complexas em mais simples e trabalhar de forma complementar, contribuindo para um objetivo maior em menos tempo. Permitiu também promover o desenvolvimento de competências especializadas, atribuindo tarefas muito específicas a profissionais que estarão mais aptos para o fazer (melhor e mais rápido) do que outros. Assim, o trabalho em equipa resulta num maior compromisso por parte dos profissionais, num trabalho mais eficiente, numa maior produtividade, numa redução de custos e consequente rentabilização do negócio, entre outros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.