Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

João Lourenço empossa novos membros para o Conselho da República

O Chefe de Estado, João Lourenço, empossou, esta terça-feira(31/8), cinco novos membros do Conselho da República, órgão que passa a contar com 25 individualidades.

Trata-se do empresário Alfeu Vinevala Sachiquepa, a reverenda Deolinda Dorcas Zola da Graça Paulo Teca, a ambientalista Fernanda Renée Ulombe Samuel, o académico Filipe Silvino de Pina Zau e a jornalista e activista social Suzana Deolinda Sousa Mendes Viriato.

A entrada de cinco novos membros é justificada com a necessidade de se ajustar à composição do Conselho da República em consequência da alteração constitucional operada pela Lei número 18/21, de 16 de Agosto – Lei de Revisão Constitucional.

Na ocasião, o Presidente da República disse esperar conselhos sobre questões que levar ao Conselho ou de iniciativa dos outros membros.

Afirmou ter convidado Alfeu Vinevala porque tem feito milagre no domínio agrícola, mesmo com poucos recursos.

Considerou a reverenda Deolinda Dorcas Teca como líder de posições equilibradas, de quem espera contribuição no resgate de valores morais.

Da ambientalista Fernanda Renée, a mais nova com 28 anos de idade, espera ideias numa altura em que o mundo se bate contra as alterações climáticas.

O PR acredita que Filipe Zau pode trazer conselhos por um ensino de qualidade e que a jornalista Suzana Mendes ajude, em democracia, na consolidação da liberdade de expressão, informação e de pensamento, essenciais à democracia.

Em declarações à imprensa, no final do acto, a jornalista Suzana Mendes disse que propõe-se transmitir a realidade, enquanto Fernanda Renée considera essencial discutir problemas ambientais ao mais alto nível, para que os governos adoptem políticas públicas para protecção dos recursos naturais, contribuir para o combate à fome e à pobreza, e desenvolver a economia.

MAIS: João Lourenço satisfeito com o progresso registado na Textang II

Deolinda Teca garante continuar a advogar pelo bem-estar geral da população, e Alfeu Vinevala refere procurar soluções que promovam a agricultura.

Filipe Zau, que foi indicado recentemente embaixador da boa vontade da CPLP, defende a promoção do conhecimento e o aumento em qualidade de quadros para o desenvolvimento dos recursos humanos e da economia pelo bem-estar social.

O Conselho da República é um órgão de consulta do Presidente da República e dele fazem parte o vice-presidente da República, o presidente da Assembleia Nacional, Presidente do Tribunal Constitucional, os líderes dos partidos políticos UNITA, FNLA e PRS, da coligação CASA-CE, bem como a vice-presidente do MPLA.

São ainda membros o procurador-geral da República, o ex-presidente da República, José Eduardo dos Santos, o escritor Adriano Botelho de Vasconcelos e os reverendos Luís Nguimbe e Suzete João.

O rei do Baiacas, Antônio Numa Uta, o jornalista Ismael Mateus, os empresários Carlos Cunha, Fernando Pacheco e Manuel Monteiro, bem como a antropóloga Rosa Cruz e Silva, são outros membros do órgão de consulta do Presidente da República.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.