A capital do país registou 5.325 crimes diversos no segundo trimestre deste ano, onde corresponde a mais 435 casos com relação ao mesmo período de 2020, de acordo com o balanço da Polícia Nacional.
De acordo com a nota oficial, foram detidas 2.963 pessoas suspeitas de envolvimento em diversos crimes. Nesse mesmo período, segundo superintendente Nestor Goubel, cinco grupos de supostos marginais considerados perigosos foram desmantelados.
As acções de desmantelamento, realizadas maioritariamente nos municípios do Cacuaco, Cazenga, Luanda e Kilamba Kiaxi, permitiram a apreensão de diversas armas de fogo e brancas utilizadas para as acções delituosas.
Entretanto no distrito urbano 11 de Novembro, município do Cazenga, quatro grupos de supostos marginais que realizavam as suas acções nas ruas da Cafilda, Tony e Cruz Vermelha, bairro Kawelele, foram desmantelados, na última semana de Julho pela Policia Nacional.
Os supostos marginais, com idade entre 14 e 22 ,foram detidos depois de terem se envolvido, no dia anterior, em uma rixa contra outro grupo rival, usando para o confronto objectos cortantes como faca e catanas.
MAIS: Agente da Policia Nacional é morto por populares
Os grupos, composto por 15 elementos cada, eram denominados por Fogo, Loya, Turma M e Formação de Fogo.
O administrador do distrito urbano 11 de Novembro, José da Costa Zua , disse que a situação da circunscrição é bastante critica na medida em que os adolescentes envolvidos nas lutas acabam por agredir até os transeuntes.
Fez saber que as luta de grupos e assaltos com recurso a objectos cortantes criaram um cenário de medo nos nove bairros da circunscrição, onde o índice de criminalidade tem aumentado, impedindo que os munícipes saiam de uma rua para outra sem serem interceptados pelos marginais.