Milhares de residentes em Goma, uma grande cidade no leste da República Democrática do Congo, foram obrigados a passar a noite ao ar livre após a erupção do Monte Nyiragongo no início do sábado, de acordo com um porta-voz do Conselho de Refugiados da Noruega.
“Não houve um movimento de pânico massivo, mas as pessoas estão realmente preocupadas”, disse Tom Peyre-Costa, porta-voz do conselho para a África Ocidental e Central.
Os evacuados caminharam primeiro em direção ao Ruanda, segundo a mesma fonte. A fronteira foi entretanto fechada, o que obrigou a população a regressar e a seguirem para uma área a norte dee Goma.
A erupção vulcânica parece ter diminuído, de acordo com o Observatório do Vulcão Goma, que o monitora. As autoridades da cidade ativaram um plano de evacuação por precaução.
A última grande erupção do vulcão em 2002 matou 250 pessoas e desabrigou milhares.
Goma fica às margens do Lago Kivu, na fronteira da República Democrática do Congo com Ruanda. A população atual da área metropolitana de Goma em 2021 é de 670.000, de acordo com uma projeção da ONU, Banco Mundial e outros.
Assista o vídeo para mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=wVVivjDltl0