O secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Augusto Oliveira, enalteceu o interesse de alguns investidores dos Emirados Árabes Unidos (EAU) em apostar no sector das TICs.
Mário Augusto Oliveira falava no Fórum Global de Negócios África – Dubai 2021 (GBF), que decorreu de 13 a 14 de Outubro, na cidade económica dos EAU, onde considerou fundamental que os Emirados concentrem, igualmente, atenção às TTI, por ser um segmento que ajudará, no futuro, a alavancar a economia nacional, uma vez que a nível internacional já acontece.
De acordo o Secretário de Estado, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) tem em carteira vários projectos traçados, nos quais espera contar com a intervenção de investidores estrangeiros. Dentre esses projectos, enumerou o alargamento da banda larga em todo o território nacional, a construção e colocação em orbita do projecto ANGOSAT-2, cujo lançamento em órbita está previsto para 2022 e outros serviços públicos electrónicos que permitem ao cidadão o acesso rápido, de forma virtual, a serviços como o registo de empresas e a impressão do cartão de segurança social.
De referir que o ANGOSAT é um projecto do Programa Espacial Nacional (PEN), para a construção, lançamento e operação de satélites angolanos geoestacionários, para a expansão dos serviços de comunicação via satélite (internet, rádio, telefonia e televisão), por todo território nacional. O Angosat-2 cobrirá toda a África e parte da Europa.
MAIS: Ministro das Telecomunicações reitera promoção de Angola a partir de conteúdos multimédia
O projecto social Angola Online também foi destacado, projecto esse que tem como objectivo criar pontos de acesso público e gratuitos a Internet em diversos locais do país, no âmbito da Governação Electrónica.
O executivo nacional tem ainda como meta modernizar e expandir a Rede Nacional de Banda Larga (RNBL), que incide na reparação de troços de fibra óptica e dos links de micro ondas inoperacionais e a construção de novos, a partir das infra-estruturas construídas.
De acordo ainda com as palavras de João Lourenço, no seu discurso a nação, na última sexta-feira, mostrou que o país conta actualmente com mais de 22 mil quilómetros de fibra óptica, que têm permitido a conexão de 14 milhões de assinantes de telefonia móvel, sete milhões de utilizadores de Internet e dois milhões de subscritores de televisão por assinatura.
“Mostrou-nos algum interesse em vir aos Emirados Árabes Unidos para participar no Fórum Global de Negócios Dubai – África 2021 para colher experiências com os empresários de outra latitude, tendo em conta os inúmeros projectos do sector que estão em curso”, frisou Mário Oliveira.
No Fórum Global de Negócios África – Dubai 2021 (GBF), sob o patrocínio do Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, participaram ministros, gestores e empresários angolanos, entre os quais o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, da Indústria e Comércio, Victor Fernandes.
Fonte: MenosFios