Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Moradores reclamam melhores condições sociais na Quiçama, no seu 83° aniversário de existência

Os problemas sociais continuam a afectar drasticamente os moradores do município da Quiçama, pelo que os mesmos estão agastados com essa situação.

Em alusão aos 83 anos do município, a equipa da Rádio Nova foi falar com os moradores da localidade, bem como a Administração, e todos manifestaram o grande descontentamento que têm passado devido aos inúmeros problemas que enfrentam.

Ao falar aos nossos jornalistas, o Administrador da Quiçama, Fiel Didi, diz que “a Quiçama tem todos tipos de problemas, porque independentemente da nossa dimensão nós temos problemas sérios de acessibilidade, de comunicação, de saúde e de educação. Estamos a trabalhar no sentido de melhorar a condição dos nossos munícipes…“. O governante ainda manifestou que apesar de ser um trabalho árduo, a comissão administrativa tem a determinação de resolver os problemas que a população local vive.

O facto de o município da Quiçama ser uma localidade rural, e não estar ligada a cidade, é um dos motivos que fazem com que os populares imigram em outras zonas melhores, visto que a falta de muitas condições sociais no município, e que a única forma de “prender” os munícipes locais é por melhorar as condições actuais.

Sobre a ravina da estrada nacional 110, e que pode cortar a ligação da comunidade de Catete com a Quiçama, foi também um dos assuntos que Administrador falou a Rádio Nova, onde informou que o conserto da mesma é uma responsabilidade do Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território, e que a Administração local já apresentou esse problema as autoridades superiores.

a ravina é da estrada nacional 110, e a estrada 110 é gerida pelo Instituto Nacional de Estradas de Angola. E o que nós fizemos, temos feito, é alertar a existência da ravina, e achamos que levando em conta a gravidade dessa ravina a mesma será já combatida ou reparada. A dias atrás esteve aqui uma equipa da INEA, pelo que achamos que esse problema já vai ser resolvido…

Por outro lado, Fiel Didi afirmou ainda que os moradores da Quiçama estão proibidos de construir casas definitivas com melhores condições, devido a requalificação da Muxima e que está ligado à construção da basílica da Igreja Católica.

O Secretário Municipal da UNITA no município da Quiçama, Joaquim João, também falou a Rádio Nova sobre os problemas sociais presentes na localidade, e disse que os dirigentes do governo da localidade não moram no município e isso tem dificultado o relacionamento com os moradores. Em declarações a nossa emissora radiofónica,  o também Membro do Conselho Nacional da Juventude, diz que “um município de 83 anos é triste ter esse tipo de habitações em pleno século 21, não se admite. Temos um município com 5 comunas, mas somente 2 têm ligação por asfalto. O município da Quiçama está muito atrasado concernente ao desenvolvimento de todas as aéreas. Nós últimos tempos passaram vários administradores no município, e nenhum deles mostrou real interesse de fazer coisas melhores pelo nosso município.

Sobre as festividades alusivos ao 83 anos de existência do município do Quiçama, que será no dia 02 de Julho próximo, a Directora de Comunicação Institucional da Quiçama também falou a Rádio Nova e ressaltou que a mesma servirá para atrair investidores no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.