Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

MPLA aborda situação social e económica das províncias do leste

O MPLA continua a abordar a  situação social e económica das províncias do leste do país, onde no dia de hoje(06/8) ocorreu o  II encontro regional, e que foi orientado pela vice-presidente do partido, Luísa Damião.

Na agenda de trabalho de três dia, o MPLA vai rever, as questões fundamentais do partido no leste e a sua estratégia de intervenção na sociedade, perspectivando as próximas eleições gerais previstas para 2022. De informar ainda que esse encontro interprovincial vai ser marcado com a apresentação de um memorando que espelha os problemas sociais da região, contando com a intervenção dos primeiros-secretários provinciais.

MAIS: MPLA adverte a oposição que política não se conquista com inverdades, e a serem patrioticas

A província do Moxico, que recebe o evento, tem apenas 16% de estradas asfaltadas, o que representa 576 quilómetros, dos três mil e 477 km que compõem a região. As vias que ligam a capital, Luena, aos demais municípios apresentam um estado avançado de degradação e na época chuvosa são intransitáveis, com excepção de Camanongue, dificultando o escoamento de produtos na região e a mobilidade dos cidadãos.

Outro problema que afecta gravemente a região é a carência de escolas, necessitando de oitocentas e oito novas salas de aulas para permitir a inserção de 56 mil 533 crianças que estão fora do sistema de ensino.

Actualmente, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) estão a ser construídas cerca de 180 novas salas, reduzindo em 15 por cento o número de crianças que se encontram fora do sistema de ensino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.