O MPLA, partido no poder em Angola, encoraja o presidente da República, João Lourenço a prosseguir a sua diplomacia económica, para captar cada vez mais investimenos.
O encorajamento vem expresso no comunicado final da 9ª Reunião Ordinária do Secretariado do BP, que decorreu sob orientação da vice-presidente do MPLA, Luísa Damião.
Na sessão do Secretariado do BP, que decorreu Complexo Turístico do Futungo II, em Luanda, os participantes foram informados sobre a audição relativa ao processo de alterações pontuais da Constituição da República de Angola, tendo recomendado a continuação do trabalho em sede da Assembleia Nacional.
Mereceu a apreciação, durante a reunião, os aspectos referentes aos encontros regionais dos Secretariados Executivos dos Organismos Intermédios do MPLA, o Plano de realização dos encontros inter-provinciais das regiões Norte, Centro-Noroeste e Sul do país.
O Secretariado do BP indica, no comunicado, que se debruçou sobre as actividades desenvolvidas durante o 1º quadrimestre de 2021 e aprovou o Plano de actividades para o II Quadrimestre do presente ano.
Os membros do organismo executivo do MPLA concordaram com o parecer do Departamento de Organização e Mobilização, e não autorizaram a realização de Conferências Municipais Extraordinárias do partido na província do Uíge, por não se ajustar ao âmbito do processo orgânico do VIII Congresso Ordinário do MPLA.
A reunião apreciou e aprovou, igualmente, as propostas de ajustamento à composição dos grupos de acompanhamento do Secretariado do BP às províncias, organizações sociais e associadas e da sociedade civil.
De acordo com o comunicado, o encontro aprovou, em segunda leitura, o plano de realização de homenagens aos membros cessantes dos Órgãos Individuais e Colegiais Nacionais e Intermédio da OMA, no mandato de 2016-2021.