A primeira secretária provincial de Malanje da Organização da Mulher Angolana (OMA), Ana da Purificação, enalteceu, esta sexta-feira(06/8), o empenho do Executivo na promoção de políticas que visam a valorização e dignificação das mulheres.
Da Purificação falava no encerramento da jornada alusiva ao 31 de Julho, consagrado à mulher africana, onde afirmou que o Executivo tem implementado políticas no sentido de colocar homens e mulheres com os mesmos direitos e deveres.
“Fruto disso, as mulheres deixaram de ser vistas como meras domésticas, passando a ser consideradas parceiras do homem, razão pela qual as palavras paridade, emponderamento e igualdade de género começaram a ganhar espaço, permitindo a classe feminina estar cada vez mais representada em várias esferas da vida”, referiu a dirigente.
MAIS: MPLA aborda situação económica e social das provincias do Leste
Na ocasião, o secretário para os assuntos políticos e eleitorais do Comité Provincial de Malanje do MPLA, Landu David Pacheco, condenou os casos de violência doméstica, abuso sexual e mutilação genital feminina que se registam no continente africano.
“Estas práticas em nada contribuem para o desenvolvimento do nosso continente e tão pouco para o fortalecimento dos lares. Neste sentido, apelo às militantes da OMA a participarem activamente na luta pela emancipação da mulher angolana”, acrescentou.