Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Papa Francisco vai visitar o Canadá em tensão entre a Igreja e Indígenas

O Papa Francisco aceitou visitar o Canadá tendo em conta os constantes pedidos por parte das comunidades indígenas do país para que a Igreja Católica assumisse a sua culpa em crimes cometidos contra as suas comunidades, que tinham como alvo crianças que eram obrigadas a estudar em escolas católicas onde eram mal tratadas.

As queixas das comunidades indígenas relatam episódios de abusos e mortes de crianças que aconteceram nestas mesmas escolas até 1990, o ano em que fechou a última destas escolas. Todos estes crimes com a permissão do estado canadiano e sob responsabilidade da Igreja Católica.

MAIS: Casamento na Igreja Católica passam agora a ter validade no ordenamento jurídico

Na semana passada, Francisco aceitou o convite da Conferência de Bispos do Canadá para visitar o país e, segundo o próprio, citado pelo jornal The Guardian, tentar a “reconciliação com os povos indígenas”.

A data da visita ainda não está marcada, mas poderá ser o palco de um pedido de desculpas formal da Igreja Católica a estas comunidades tal como estas exigem, com apoio do primeiro ministro do Canadá, Justin Trudeau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.