O treinador da Selecção Nacional de Honras de futebol, Pedro Gonçalves, mostrou-se, terça-feira, alegre devido ao comportamento dos atletas no final da partida de preparação com o Olhanense, na cidade de Olhão, distrito português de Faro, visando a disputa da fase final do Campeonato Africano das Nações (CHAN), de 13 do corrente a 4 de Fevereiro, na Argélia.
“Conseguimos tirar partido deste treino para modificarmos o nosso sistema de jogo. Durante o desafio, experimentámos posições diferentes para os jogadores”, disse, depois da partida.
O seleccionador declarou que o importante era testar os atletas para observar o procedimento da Selecção Nacional durante as fases de jogo.
“O que queríamos era pôr a equipa a jogar e ver alguns comportamentos que trabalhámos. Evidentemente, ainda estamos numa fase muito prematura do estágio. Alguns jogadores estiveram parados por um tempo e é o regresso à intensidade de esforço. Também, colocámos alguns jogadores estreantes no ambiente da selecção nacional e há sempre uma inibição e ansiedade natural nesta circunstância”, esclareceu Pedro Gonçalves.
Para o treinador, o elementar foi criar os automatismos para os atletas estreantes e com o intuito de se corrigir nas sessões de treino antes da competição.
“O fundo estratégico era procurar dar algumas rotinas nas posições não habituais de alguns jogadores. Isto foi conseguido. Tivemos bons momentos, que também servirão de alerta para correcções”, comentou.
Acrescentou que a equipa técnica pretende desimpedir a pressão e ansiedade de alguns atletas da Selecção Nacional.