Sem o técnico José Carlos Guimarães, a cumprir castigo federativo, a formação do 1⁰ de Agosto vai procurar, hoje, às 18h00, no Pavilhão Arena do Kilamba, travar a marcha triunfal do Petro de Luanda, em jogo pontuável para a terceira jornada da segunda volta da fase regular da 44ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol.
José Carlos, técnico principal, e o base norte-americano, Deshaunt Walker, foram expulsos no desafio de segunda-feira, diante do Petro de Luanda B, a quem o 1º de Agosto venceu, por 91-72.
As formações do Petro de Luanda e do 1⁰ de Agosto vão protagonizar o quinto clássico dos clássicos, referente à temporada 2021/22.
Nas quatro partidas, a equipa tricolor liderada pelo técnico brasileiro José Neto, soma três triunfos, contra apenas um da formação rubro e negra.
A equipa do Petro de Luanda, actual campeã nacional em título, lidera a tabela classificativa com 28 pontos, fruto de catorze triunfos, em igual número de partidas.
Das treze agremiações que disputam o “nacional da bola ao cesto”, o Petro de Luanda é a única equipa que se mantém invicta, estando nesta altura a realizar o melhor arranque dos últimos cinco anos.
Aliás, as 14 vitórias, atestam o excelente momento de forma que os pupilos de José Neto atravessam, quando restam pouco menos de dois meses para a disputa da segunda edição da BAL (Basketball African League).
Entretanto, sem o poste Alexandre Jungo, que continua a recuperar de uma intervenção cirúrgica a que foi submetido num dos braços, José Neto poderá contar já com o regresso do extremo base, Carlos Morais, que falhou as últimas partidas do primeiro turno, assim como as duas primeiras jornadas da segunda volta.
O Petro de Luanda estará no máximo da sua força, para receber o arqui-rival, 1⁰ de Agosto, que ocupa o segundo lugar com 25 pontos.
Gerson Gonçalves “Lukeny”, jovem que tem capitaneado a formação do Eixo viário, Gerson Domingos e Childe Dundão vão liderar as acções ofensivas dos actuais campeões nacionais, que estão apostados na reconquista do anel doméstico.
Os militares apesar de reconhecerem o potencial ofensivo dos petrolíferos da capital estão dispostos a quebrar o ciclo de vitórias do eterno rival.
Com a ausência do base norte-americano, o jogo ofensivo dos militares estará a cargo do internacional angolano, Hermenegildo Santos, que será coadjuvado por Juscelino Ricardo, ao passo que na zona interior, Jilson Bango e Felizardo Ambrósio “Miller” vão procurar fazer a diferença.
Com um plantel “inferior”, isto em termos de valores individuais, a equipa militar vai procurar apostar no jogo colectivo, a fim de impor a primeira derrota aos petrolíferos que estão a passear toda a sua classe na competição.
António Bernardo e David Manuel, árbitros de categoria internacional, é a dupla escolhida para ajuizar o clássico, que está a ser aguardo com bastante expectativa pelos amantes da modalidade. Tony Sofrimento será o comissário do desafio.