O pré-pagamento de energia eléctrica nos aplicativos bancários foi restabelecido por volta das 13h00 de ontem, de forma gradual, 48 horas depois da paralisação, devido à falha de comunicação entre as empresas Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) e Interbancária de Serviços (EMIS), garantiu, ontem, ao Jornal de Angola, o director em exercício do Gabinete de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais da ENDE.
Osvaldo Quilo fez saber que o serviço passou a estar disponível faseadamente em todos os aplicativos bancários. “Estamos a trabalhar para restabelecer de forma completa a anomalia o mais breve possível”, garantiu, afirmando que ainda não foram encontradas as reais causas do problema.
Os clientes da ENDE tiveram dificuldades de efectuar o recarregamento dos seus contadores eléctricos desde o último final de semana, situação que criou muitos transtornos. Os pagamentos só podiam ser feitos nas instalações da ENDE, onde muitos clientes eram obrigados a permanecer mais de duas horas para adquirir recargas de energia, devido às enchentes.
Nicolau Francisco, morador no Zango Zero, disse ter sido a primeira vez que viveu tal situação. “É triste, nessa fase, viver situações como estas”, disse o jovem, pai de dois filhos, cujo sustento da família passa pela venda de gelo, cuja produção depende da energia eléctrica.
Quem também esteve privado do carregamento da energia é Guilherme Pascoal, que vive na Centralidade do Kilamba.