Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Em discurso na ONU, Presidente da República pede Apoio Internacional para Resolver Situação na RCA

O Presidente da República, João Lourenço, fez na tarde de hoje o seu primeiro discurso na Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), uma Sessão Especial do Conselho de Segurança das Nações Unidas, sobre a situação na República Centro-Africana (RCA).

Abordando vários assuntos no seu discurso, João Lourenço começou por informar que a actual situação de insegurança nos Grandes Lagos, propriamente na República Centro-Africana, é caracterizada pela presença activa de vários grupos armados dos quais alguns são signatários do acordo político de 06 de Fevereiro de 2019, de Paz e Reconciliação. No mesmo assunto, o Presidente angolano ainda destacou o grande apoio internacional que a comunidade do CIRGL tem recebido para contribuir nos esforços tendentes para garantir a paz e estabilidade na RCA.

As duas últimas minicimeiras do CIRGL ocorridas nesse ano, Fevereiro e Abril, também tiveram um destaque no discurso de João Lourenço, com a presença e acompanhamento de vários estadistas africanos, onde renovaram o engajamento mútuo de privilegiar o diálogo e a concertação permanente entre os actores políticos e a sociedade civil com vista a tirar RCA da crise actual. Nessa mesma duas minicimeiras, de acordo com o Presidente, os governantes apelaram aos grupos rebeldes um cessar-fogo unilateral e imediato.

Por outro lado, João Lourenço, pediu justiça no tratamento da questão do levantamento do embargo naquele país africano e solicitou o apoio internacional na RCA, no sentido de apoiar de equipar as suas forças armadas e criar condições para assegurar a estabilidade interna, depois da retirada das forças de manutenção da Paz da ONU.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.