A cooperação entre Angola e a Guiné esteve em análise esta sexta-feira(30/7), em Conakry, no encontro mantido pelos Chefes de Estado angolano e guineense, João Lourenço, e Alpha Condé.
No respectivo encontro os dois estadistas passaram em revista a situação política, de paz e segurança na região Austral e Ocidental de África.
Falando aos jornalistas no final da mesma reunião, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, afirmou, que o mesmo serviu também para avaliar e reafirmar a cooperação bilateral.
MAIS: Presidente da República visita Guiné Conakry
Téte Antonio ainda acrescentou que a visita do Presidente João Lourenço à Guiné é o reafirmar de uma “relação profunda” entre os dois países.
Angola e Guiné são membros da União Africana (UA) e mantêm excelentes relações de cooperação nos domínios político, diplomático, económico e cultural.
Nos últimos anos os angolanos e guineenses têm enveredado pelo reforço da cooperação nos segmentos económico científico, técnico e cultural.
De igual modo, os dois países possuem excelentes relações nos domínios da defesa, segurança, transporte, exploração mineira e petróleo.
O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, visitou também hoje o Porto de Conakry, a fim de se inteirar do funcionamento desta unidade com capacidade para armazenar 600 mil contentores por ano.
Acompanhado pelo homólogo guineense Alpha Condé, o Presidente João Lourenço esteve no cais e no terminal de contentores, este último com uma área de 12 hectares (o equivalente a 12 campos de futebol).
O Porto de Conakry vem recebendo obras de ampliação do cais e do terminal de contentores. Recentemente foi instalada nesta unidade uma central eléctrica, com capacidade para produzir 5,8 megawatts de energia.
A curto prazo, o porto deverá beneficiar da construção de um depósito de contentores com conexão ferroviária, a fim de agilizar o transporte de mercadorias para os países encravados da região.
Na zona adjacente ao porto, e sempre acompanhado de Alpha Condé, o estadista angolano visitou, igualmente, uma indústria do segmento alimentar.
A deslocação do Presidente da República ao Porto de Conakry insere-se no programa da visita de Estado de dois dias a Guiné.