O dia 10 de Novembro vai ficar na história do país com o registo da inauguração do maior aeroporto do país.
Trata-se do Novo Aeroporto de Luanda, Dr. António Agostinho Neto.
O presidente João Lourenço, fez as honras da casa, cumprindo a promessa feita há alguns meses, inaugurando a infra estrutura, na véspera dos festejos dos 48 anos da Independência do país, que se comemora a 11 de Novembro.
Várias figuras do nacionalismo angolano, sociedade civil, governadores provinciais e diplomatas foram convidadops a testemunharem essa inauguração. Antes do corte da fita que simboliza o arranque do AIAAN, foi inaugurada uma nova linha da estação ferroviária do Bungo, para facilitar a mobilidade dos passageiros.
Novo Aeroporto e os passos a dar
O novo aeroporto, erguido a 40 quilómetros da capital do país, entra em funcionamento de forma faseada, sendo a 1ª reservada aos serviços de carga, até Fevereiro de 2024.
Segundo o cronograma de funcionamento do novo Aeroporto Internacional de Luanda, a 2ª fase inicia-se em Fevereiro de 2024, com as operações de voos domésticos.
Conforme a planificação do Governo angolano, a última etapa, prevista para o mês de Junho de 2024, será marcada pelo início das operações de voos internacionais.
Numa primeira fase, o novo aeroporto funcionará com uma certificação provisória, pelo facto de ainda não haver experiência suficiente de operações do aeroporto.
A abertura faseada da nova infra-estrutura ocorre por razões de segurança, testes, certificação e treinamento de pessoal, para avaliar a demanda real, procedimentos que ajudam a minimizar riscos e garantir uma transição suave para a operação completa.
A nova infra-estrutura aeroportuária ocupa uma área de 1.324 hectares, tem capacidade para 15 milhões de passageiros e um volume de carga de 130 mil toneladas por ano.
Com duas pistas duplas, o aeroporto está preparado para receber, entre outros, aviões do tipo B747 e A380, este último considerado a maior aeronave comercial da actualidade.