O Presidente da República, João Lourenço, a partir de hoje efectua uma visita oficial à Guiné Conacri, nos próximos dias, no quadro do reforço da cooperação bilateral.
Falando a imprensa, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse que a Guiné foi o bastião no apoio à luta de libertação nacional.
“Quem fala da Guiné também fala da nossa História, pois foi o bastião no apoio da nossa luta contra o colonialismo. Já temos a Independência política, mas há outros desafios, no quadro da cooperação Sul-Sul”, disse Téte António, ao justificar a visita do Presidente João Lourenço a Conacri. “A Guiné sempre foi um país estratégico para nós em termos de relações políticas, mas com potencial (económico) para partilhar com Angola”, acrescentou.
Ghana
Depois da visita de estado a Guiné, a próxima etapa da viagem do Presidente da República é Accra, de 2 e 3 de Agosto.
MAIS: Presidente da Turquia visita Angola em Outubro próximo
Sobre o Ghana, Téte António diz que “é um outro exemplo de ligação histórica com Angola”. “Estamos a falar da terra de Kwame Nkrumah. Além disso, o Ghana é uma referência quando se fala de boa governação e gestão económica. Creio que é sempre bom, quando marcamos os nossos primeiros passos, ver também os passos que os outros estão a dar”, sustentou.
Téte António lembrou, ainda, que o Ghana é a capital da Zona de Comércio Livre Continental Africana. “Se nos referirmos à Zona, trata-se de uma capital que está a nascer mas que vai evoluir. A nossa presença e visita prevista à sede desta instituição africana também é bastante importante”, disse o ministro, ao revelar um dos pontos da agenda do Presidente João Lourenço em Accra.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, considerou que se abre uma nova página nas relações entre Angola e a Turquia, com a visita do Chefe de Estado neste país.
O chefe da diplomacia angolana, que integrou a delegação que acompanhou o Presidente João Lourenço na vista à Turquia, disse acreditar que a cooperação empresarial vai ter uma dimensão muito acentuada.
“É a primeira visita de um Chefe de Estado à Turquia que sai com resultados concretos e claros”, sublinhou Téte António, adiantando que a cooperação entre os dois países vai continuar a ser reforçada com a visita, em Outubro, do Presidente da Turquia a Angola, altura em que se fará acompanhar de empresários turcos.
Ainda sobre a visita de Recep Tayip Erdogan, o ministro das Relações Exteriores referiu que “nada é melhor do que ver com os próprios olhos” e que a deslocação do Chefe de Estado turco a Luanda “é a expressão da consideração que este país dá à República de Angola”.