Foi hoje entregue o primeiro lote da vacina contra covid-19 Johnson & Johnson produzidas em África, fabricadas pela empresa sul-africana Aspen.
A informação foi divulgada pela própria empresa, em comunicado oficial, embora não tenha especificado a quantidade de vacinas a entregar nesse primeiro lote.
A empresa descreveu esta entrega como um “marco significativo” na história da África do Sul e da África em geral, porque “estas são as primeiras vacinas covid-19 produzidas no continente africano, por uma empresa africana e para pacientes africanos”.
MAIS: Angola pondera a criação de certificado digital da vacina contra a Covid-19
A Aspen produz as suas vacinas na sua fábrica em Gqeberha (antiga Port Elizabeth), no sul do país.
Na semana passada, a BioNTech e a Pfizer assinaram um acordo com a Biovac da África do Sul para a produção de vacinas covid-19 na Cidade do Cabo.
Situação Epidemiológica no País nas Últimas 24 Horas
O país registou 44 novos casos de COVID-19 nas últimas 24 horas, sendo 12 no Moxico, 10 em Luanda, sete na Lunda Sul, igual número no Namibe e Zaire, e um caso em Benguela
Dos novos casos registados, 32 são do sexo masculino e 12 do feminino, e as idades variam de três meses a 95 anos, de acordo com o boletim epidemiológico da Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP) divulgado este domingo, 25 de Julho.
No mesmo período, foram reportados dois óbitos por COVID-19 nas províncias Huíla e Lunda Sul, cujas vítimas são do sexo feminino com 70 e 81 anos.
Os pacientes recuperados totalizam 51, na faixa etária dos cinco a 67 anos. Em Luanda, estão 42 e cinco no Cunene, dois no Namibe, um na Lunda Sul e igual número no Zaire.
Os laboratórios de testagem da COVID-19 processaram 1.082 amostras por RT-PCR, tendo agora um registo cumulativo de 794.768 amostras processadas e uma taxa de positividade de 5.3 por cento.
MAIS: Angola já conta com sete casos da variante Delta
Nos pontos de entrada e saída da província de Luanda foram testados 345 cidadãos.
O quadro epidemiológico da pandemia em Angola apresenta 41.780 casos confirmados, dos quais 984 óbitos, 35.474 recuperados, 5.322 activos. Destes activos, dois estão críticos, 10 graves, 89 moderados, 49 leves e 5.172 assintomáticos.
Nos centros de tratamento encontram-se internados 150 infectados e 163 cumprem a quarentena institucional. Em vigilância epidemiológica estão 2.521 contactos directos e ocasionais de casos positivos.