O embaixador do Quénia prometeu, ontem(29/9), na cidade do Huambo, uma mobilização de investimentos na província angolana, mas referiu a necessidade da remoção das barreiras ao comércio bilateral, durante um encontro mantido com a governadora Lotti Nolika.
Josphat Maikara apontou os sectores da Agricultura, Pecuária, Turismo, Pescas, Saúde, Indústria, Educação, Tecnologia e Telecomunicações e banca como susceptíveis de absorver investimento queniano, sinalizando, também, com o potencial do seu país na produção de café e flores.
Parcerias no domínio desse potencial foram avaliadas quando, no dia de ontem, o embaixador visitou o Instituto de Investigação Agronómica do Huambo.
MAIS: Angola quer atrair investimentos em diferentes áreas na Expo Dubai 2020
Josphat Maikara realçou a necessidade do “aprofundamento das relações” bilaterais, em “benefício dos povos dos dois países”, para que possam trabalhar em conjunto, insistindo em que é essencial para que se “eliminem os entraves à porta”, impedindo que os investimentos cresçam.
“Angola deve olhar o Quénia, e o Quénia olhar Angola, por forma a crescermos juntos. O Quénia está aberto para partilhar, por forma a traçar esta parceria que queremos”, concluiu Josphat Maikara.
A governadora manifestou-se receptiva à oferta de cooperação queniana nas áreas da agricultura, turismo, ciência e tecnologia, considerando importante aproveitar as potencialidades do Quénia no incremento das estratégias de diversificação da economia nacional.