A força de trabalho no sector da Saúde passou de 65.294 profissionais para 87.161, nos últimos dois anos, elevando o número de médicos para 7.715, revelou esta quinta-feira em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
A titular da pasta da Saúde que discursava na abertura do I Workshop de Lançamento dos Protocolos Clínicos, afirmou que a actualização das normas de atendimento médico-hospitalar é importante para o sector no momento actual, em que se verificou um “enorme acréscimo” de 25.465 profissionais de saúde com a realização dos concursos públicos em 2018 e 2019.
MAIS: Ingresso na Educação e Saúde só com certificado de vacinação
Segundo a ministra, outro grande ganho no que toca ao reforço da força de trabalho, que registou um incremento de 26%, foi a aprovação, em 2019, dos Estatutos das Carreiras Especiais da Saúde de médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, técnicos de apoio hospitalar, bem como o estatuto remuneratório, que beneficiou 44.615 profissionais.
“Já tivemos um grande ganho, em dois concursos já temos mais de 2.000 médicos que foram admitidos ao sector da saúde. Na classe médica foram cerca de 2.600 novos profissionais”, acentuou Sílvia Lutucuta.
Sílvia Lutucuta frisou, igualmente, que o exercício de actualização dos profissionais deve continuar, uma vez que o sector vai realizar concursos públicos de ingresso, até 2024, bem como concursos de promoção, o que acontecerá ainda este ano.